carregando notícias...

Paulo Autuori é apresentado e resume função no Inter: "Facilitar a vida do treinador" - Globo.com

Globo

Novo diretor técnico citou pontos que são determinantes para as engrenagens funcionarem


“Nada de novo né? Já estamos há muito tempo nisso”, disse o sorridente Paulo Autuori no início de sua entrevista de apresentação na manhã desta segunda-feira no Inter. Com extenso currículo no cenário nacional e internacional, o novo diretor técnico colorado exaltou a importância de ter uma mentalidade forte, relações sólidas e detalhou suas vertentes e pilares essenciais para futebol.
Autuori foi apresentado pelo presidente Alessandro Barcellos e pelo vice de futebol Emilio Papaléo Zin na sala de imprensa do estádio Beira-Rio. Aos 65 anos, teve muita tranquilidade ao responder as perguntas dos jornalistas e explicar as funções que exercerá no bastidor colorado.
Experiente, funcionará como um elo entre gabinete e vestiário e será responsável pelas áreas relacionadas à comissão técnica, grupo de jogadores, área de saúde, performance e análise de desempenho, além de manter laços com as categorias de base.
– A terminologia não diz absolutamente nada porque minha essência é o trabalho em equipe. Passei por todas as atividades fim, àquelas ligadas diretamente ao campo, o que me dá segurança. Você não pode comparar pessoas, momentos e circunstâncias, elas são diferentes sempre. É uma função que eu já exerci no futebol brasileiro. Talvez, com Muricy, tenhamos dado o ponta pé inicial – afirmou.
Meu trabalho é muito simples: é facilitar ao máximo a vida do treinador e fazer com que os dirigentes entendam as ansiedades e as necessidades que todo treinador tem.
Paulo Autuori costuma dizer que o "futebol é vida" e que se trata de um "fenômeno socioeconômico". Por isso, exalta três vertentes que precisam ser contempladas: sociológicas, antropológicas e filosóficas.
– O treino faz o jogo e o jogo justifica o treino – disse, complementando o raciocínio.
Além disso, vê quatro pilares essenciais para dar suporte a um grupo vencedor e ressalta a importância da comunicação e da relação interpessoal.
– Interagir o tempo todo e comunicar o tempo todo. Falta de comunicação é terrível em termos de gestão e vida. Uma das coisas mais importante para mim são as relações pessoais em todos os sentidos. No dia a dia precisamos acabar com as conversas de corredor. Reuniões claras e objetivas. É fundamental que a gente formalize isso de uma maneira evidente e clara. Fomentar o processo criativo e jamais cortar aquilo que desequilibra.
– Existem quatro pilares: técnica, tática, física e a mais importante no momento que é a parte mental. Não adianta estar numa tremenda forma física, tecnicamente estar bem, taticamente cumprir o que o treinador quer e ser frouxo mentalmente – completou.
O profissional será subordinado ao vice presidente de futebol e ao executivo, que ainda não foi contratado. William Thomas, do Avaí, é o mais cotado para assumir a função.
Hierarquicamente, Autuori estará acima da comissão técnica. O coordenador aproveitou a entrevista para parabenizar os dirigentes pela manutenção de Cacique Medina e teceu críticas leves ao futebol brasileiro, especialmente ao calendário.
O dirigente integrará a delegação que viaja na tarde desta segunda-feira para Manta, no Equador. O Inter estreia na Sul-Americana na quarta feira, às 21h30, diante do 9 de Outubro. O grupo ainda realizará um treino em solo equatoriano.

ler matéria original


Mais Notícias
FUTEBOL