Everton Ribeiro reforça confiança em Paulo Sousa - CenárioMT
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoracarregando notícias...
Novo diretor técnico citou pontos que são determinantes para as engrenagens funcionarem
“Nada de novo né? Já estamos há muito tempo nisso”, disse o sorridente Paulo Autuori no início de sua entrevista de apresentação na manhã desta segunda-feira no Inter. Com extenso currículo no cenário nacional e internacional, o novo diretor técnico colorado exaltou a importância de ter uma mentalidade forte, relações sólidas e detalhou suas vertentes e pilares essenciais para futebol.
Autuori foi apresentado pelo presidente Alessandro Barcellos e pelo vice de futebol Emilio Papaléo Zin na sala de imprensa do estádio Beira-Rio. Aos 65 anos, teve muita tranquilidade ao responder as perguntas dos jornalistas e explicar as funções que exercerá no bastidor colorado.
Experiente, funcionará como um elo entre gabinete e vestiário e será responsável pelas áreas relacionadas à comissão técnica, grupo de jogadores, área de saúde, performance e análise de desempenho, além de manter laços com as categorias de base.
– A terminologia não diz absolutamente nada porque minha essência é o trabalho em equipe. Passei por todas as atividades fim, àquelas ligadas diretamente ao campo, o que me dá segurança. Você não pode comparar pessoas, momentos e circunstâncias, elas são diferentes sempre. É uma função que eu já exerci no futebol brasileiro. Talvez, com Muricy, tenhamos dado o ponta pé inicial – afirmou.
Meu trabalho é muito simples: é facilitar ao máximo a vida do treinador e fazer com que os dirigentes entendam as ansiedades e as necessidades que todo treinador tem.
Paulo Autuori costuma dizer que o "futebol é vida" e que se trata de um "fenômeno socioeconômico". Por isso, exalta três vertentes que precisam ser contempladas: sociológicas, antropológicas e filosóficas.
– O treino faz o jogo e o jogo justifica o treino – disse, complementando o raciocínio.
Além disso, vê quatro pilares essenciais para dar suporte a um grupo vencedor e ressalta a importância da comunicação e da relação interpessoal.
– Interagir o tempo todo e comunicar o tempo todo. Falta de comunicação é terrível em termos de gestão e vida. Uma das coisas mais importante para mim são as relações pessoais em todos os sentidos. No dia a dia precisamos acabar com as conversas de corredor. Reuniões claras e objetivas. É fundamental que a gente formalize isso de uma maneira evidente e clara. Fomentar o processo criativo e jamais cortar aquilo que desequilibra.
– Existem quatro pilares: técnica, tática, física e a mais importante no momento que é a parte mental. Não adianta estar numa tremenda forma física, tecnicamente estar bem, taticamente cumprir o que o treinador quer e ser frouxo mentalmente – completou.
O profissional será subordinado ao vice presidente de futebol e ao executivo, que ainda não foi contratado. William Thomas, do Avaí, é o mais cotado para assumir a função.
Hierarquicamente, Autuori estará acima da comissão técnica. O coordenador aproveitou a entrevista para parabenizar os dirigentes pela manutenção de Cacique Medina e teceu críticas leves ao futebol brasileiro, especialmente ao calendário.
O dirigente integrará a delegação que viaja na tarde desta segunda-feira para Manta, no Equador. O Inter estreia na Sul-Americana na quarta feira, às 21h30, diante do 9 de Outubro. O grupo ainda realizará um treino em solo equatoriano.
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoraA cena ocorreu dentro do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina, onde River Plate e Fortaleza se enfrentaram pela segunda rodada da Copa Libertadores
ler agoraCom coincidências que vão além da nacionalidade, técnicos têm estatísticas quase idênticas nos 17 primeiros jogos do Fla Depois do 2021 traumático, o Flamengo foi até a Europa buscar seu novo treinador para a temporada de 2022: o português Paulo Sousa. Apesar…
ler agoraAtacante chega em definitivo, e jornalistas que acompanharam o brasileiro em Portugal exaltam qualidades do principal jogador do Boavista que tinha os melhores números na carreira
ler agoraLateral-direito utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (13) para se retratar
ler agora