carregando notícias...

Corinthians: em Araçatuba, Taunsa tem sede com sinais de abandono, e atraso por Paulinho é mais conhecido que negócio - ESPN.com.br

Rafael Valente, de Araçatuba (SP), e Thiago Cara, de São Paulo (SP)

Corinthians e Taunsa firmaram parceira em dezembro do ano passado, mas empresa, com sede em Araçatuba, atrasou pagamentos referentes ao salário de Paulinho


Araçatuba Address: Estrada Municipal Araçatuba a Bilac, KM 15. É assim que aparece o endereço da Taunsa, parceira do Corinthians responsável por viabilizar o pagamento do salário do volante Paulinho, no site do grupo ARJ Holding, conglomerado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, do qual a empresa brasileira é subsidiária. Em português, esse é também o endereço registrado pela empresa, que afirma ter um capital social de R$ 150 milhões, na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
ompa é algo que não é visto no endereço da companhia que fala em investir bilhões de reais para se tornar uma das maiores exportadoras de soja do Brasil. A ESPN esteve na última semana na cidade do interior paulista. E constatou sinais de abandono e nenhuma indicação que lá funciona uma empresa com tamanha ambição.
Distante a quase 20 km do centro de Araçatuba, é necessário percorrer uma estrada de terra, sem placas ou outras indicações rodoviárias, onde o sinal de rede é bastante irregular, para chegar à sede.
Também não há qualquer referência visual que ligue o local a Taunsa, como a presença de uma logomarca da empresa. A estrutura da entrada é moderna, com dois portões automáticos e uma guarita, enquanto os vizinhos se caracterizam pelo estilo rústico mais comum em sítios espalhados pelo interior dos estado, com cercas e portões de madeira.
Ao se aproximar da entrada há sinais de abandono. Os dois portões encontram-se fechados, com alguns traços de ferrugem. Não há nenhum funcionário dentro da guarita nem mesmo objetos, como cadeiras, monitores ou sequer um interfone ligando a sala de entrada à residência principal.
A distância da portaria para a residência é de pouco mais de 300 metros. Da estrada é possível ver que o local é moderno, amplo, luxuoso e nada rústico, com uma piscina e outras estruturas.
Mas não havia maquinário nem movimentação de funcionários. O local estava aparentemente parado.
Nem mesmo na área interna há qualquer referência visual que ligue o local à Taunsa. Nome totalmente desconhecido pelos moradores e os trabalhadores rurais. Para eles, a instalação que está ali tem outro nome - Sítio As 5 mulheres - e se destacou em um passado recente pela alta produção de leite.
Na zona rural de Araçatuba, o nome Cleidson Augusto Cruz, 46, não é facilmente reconhecido. Os vizinhos conhecem o dono do Sítio "As 5 mulheres" pelo apelido de Angolano.
Segundo eles, a forma pela qual o chamam tem a ver com a transformação social que o antes trabalhador rural passou até virar empresário, e, desde dezembro de 2021, parceiro do Corinthians.
À reportagem, os vizinhos de Cleidson afirmaram que ele era funcionário de Jamil Buchalla Filho, um famoso e forte empresário local. Entre outras coisas, trabalhava numa fazenda de sêmen de cavalo e gado, um dos negócios mais prósperos de Buchalla Filho.
Natural de Campinas, Cleidson foi descrito como um jovem humilde, trabalhador e que gostava de jogar bola com os amigos. Ele era o atacante do time, mas, segundo os locais, nada habilidoso.

Alguns disseram que ele nunca foi corintiano e ficaram surpresos com o salto social.

Outros recordaram que tudo começou a mudar quando o comércio de sêmen de cavalos da fazenda de Buchalla levou Cleidson para Angola. Foram muitas idas e vindas até que acabou retornado para Araçatuba com empresários angolanos interessados em tornarem-se produtores locais. Isso ocorreu entre 2007 e 2008, este o ano em que a Taunsa foi fundada, como "Taunsa Representações de Máquinas Agrícolas Ltda", por Cleidson e mais um sócio (leia mais abaixo), com sede administrativa em Campinas.
Apesar disso, o local de atuação da Taunsa naquele momento, em tese, era Araçatuba, no local visitado pela reportagem e que, desde 2017, consta como sede administrativa da empresa.

ler matéria original


Mais Notícias
FUTEBOL