carregando notícias...

Copa do Nordeste: só dois clubes ficaram com o título após perder jogo de ida da final - Globo.com

Na próxima quinta-feira, Sport e Fortaleza começam a disputar a final do Nordestão e retrospecto histórico mostra o peso de um bom resultado na primeira partida da decisão


Sport e Fortaleza começam a decidir, na próxima quinta-feira, na Arena de Pernambuco, a Copa do Nordeste 2022. E a história da competição mostra o quanto o primeiro jogo da final é importante. Das 15 edições em que o título foi decidido em duas partidas, em apenas duas ocasiões a equipe derrotada no confronto de ida conseguiu ficar com o título. Por outro lado, em outras dez oportunidades, o vencedor do primeiro jogo faturou a taça ao término da competição.
Os dois únicos clubes que conseguiram ser campeões, mesmo após terem sido derrotados na ida da decisão foram América-RN e Bahia. O primeiro, há mais de duas décadas, e o segundo, no ano passado.
Em 1998, o Mecão levantou sua única Copa do Nordeste após perder o primeiro jogo da final contra o Vitória por 2 a 1, no Barradão. Em Natal, a conquista veio graças a um placar de 3 a 1.
Já no ano passado, o feito do Bahia conseguiu ser ainda mais difícil.
sso porque o Tricolor foi derrotado em casa pelo Ceará por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão. No entanto, na volta, o triunfo por 2 a 1 no Castelão (chegou a estar vencendo por 2 a 0) foi o suficiente para levar a disputa para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Matheus Teixeira.
O Bahia também obteve o título em 2017 sem ter vencido o primeiro dos dois jogos finais. Na ocasião, arrancou um empate por 1 a 1 contra o Sport na Ilha do Retiro. Na sequência ficou com a taça graças a um magro 1 a 0, na Fonte Nova.
Já no cenário em que o ganhador da partida de ida confirmou a vantagem na volta e ficou com o troféu, em quatro das dez oportunidades o clube venceu também o segundo jogo. Casos de Campinense, Ceará (duas vezes) e Fortaleza.
Em outras duas edições, o título veio graças aos critérios de desempates, após dois empates (Sport em 2000 e Vitória, em 2003). Situação que não pode se repetir esse ano. Em caso de igualdade no saldo de gols após os dois jogos, o campeão será decidido nos pênaltis.
A Copa do Nordeste também foi decidida em jogo único nas edições de 1994 (Sport campeão), 2001 (Bahia) e 2010 (Vitória).


ler matéria original


Mais Notícias
FUTEBOL