Everton Ribeiro reforça confiança em Paulo Sousa - CenárioMT
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoracarregando notícias...
Em 2018, técnico argentino conduziu os peruanos ao Mundial após 36 anos e pode aumentar o feito se vencer Austrália ou Emirados Árabes Unidos pela repescagem, em junho.
A seleção peruana contrariou a própria tendência a transformar tudo em sofrimento e construiu desde cedo uma segura vitória diante do Paraguai, em um extasiado Estádio Nacional de Lima. O triunfo por 2 a 0 garantiu para La Blanquirroja o quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas e a classificação para a repescagem rumo ao Catar, quando enfrenta o vencedor de Austrália e Emirados Árabes Unidos (todo este perrengue está previsto para junho). Se avançar, será a sexta participação peruana em Copas do Mundo, e a segunda seguida sob o comando de Ricardo Gareca, o homem que colocou os peruanos de volta aos holofotes do futebol continental.
Há sete anos no comando da seleção peruana, Ricardo Gareca é o técnico com o trabalho mais duradouro no futebol de seleções da América do Sul. É também o técnico que mais dirigiu La Blanquirrroja na história --- a vitória contra o Paraguai foi seu jogo de número 94. El Tigre Gareca assumiu justamente num mês de março, lá em 2015, no seu primeiro trabalho após a frustrante passagem pelo Palmeiras (depois de ser multicampeão no Vélez Sarsfield, o time de seus amores).
O trabalho de Ricardo Gareca à frente de Los Incas é histórico sob vários aspectos. Sob seu comando, a seleção peruana tornou-se competitiva no continente -- tirando os gigantes Brasil, Argentina e Uruguai, hoje é capaz de bater de frente contra qualquer outro selecionado. Com o técnico argentino na casamata, em 2018 os peruanos voltaram a disputar uma Copa do Mundo após 36 anos de ausência. Na temporada seguinte, chegaram à decisão da Copa América, o que não acontecia há 44 anos. Pelo torneio continental, também conquistaram o 3º lugar em 2015, alcançaram as quartas de final em 2016 e acabaram na 4ª colocação na edição do ano passado. São resultados absolutamente dignos de celebração para um país que durante muito tempo precisou se resignar a ver sua seleção destinada ao papel de coadjuvante.
Se passar pelo representante da Ásia na repescagem, a seleção peruana vai disputar a Copa do Mundo duas vezes seguida, igualando o período de 1978-1982, única vez em que isso aconteceu. Pela primeira vez, no entanto, será comandada pelo mesmo técnico. Em 1978, os peruanos eram treinados por Marcos Calderón, histórico técnico peruano que venceu a Copa América de 1975 (a segunda e última de La Blanquirroja) e morreu na tragédia com o avião do Alianza Lima, em dezembro de 1987. Já na Copa da Espanha, em 1982, o técnico era o brasileiro Tim, que assumiu cerca de um ano antes do torneio.
Além da longevidade, das marcas históricas e da capacidade de transformar o Peru em uma equipe de forte tendência coletiva, como ficou visível especialmente no primeiro tempo da vitória contra o Paraguai, o que impressiona no trabalho de Ricardo Gareca é a capacidade de conquistar resultados mesmo com a constante necessidade de renovar seu elenco. Em 2016, na metade do tortuoso caminho que terminaria na Rússia, o técnico decidiu investir em um time mais jovem, deixando de lado referências do futebol peruano, como Claudio Pizarro e Juan Manuel Vargas. Seis anos depois, novamente bate às portas de um Mundial, agora sem dois de seus maiores expoentes -- Paolo Guerrero e Jefferson Farfán...
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoraA cena ocorreu dentro do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina, onde River Plate e Fortaleza se enfrentaram pela segunda rodada da Copa Libertadores
ler agoraCom coincidências que vão além da nacionalidade, técnicos têm estatísticas quase idênticas nos 17 primeiros jogos do Fla Depois do 2021 traumático, o Flamengo foi até a Europa buscar seu novo treinador para a temporada de 2022: o português Paulo Sousa. Apesar…
ler agoraAtacante chega em definitivo, e jornalistas que acompanharam o brasileiro em Portugal exaltam qualidades do principal jogador do Boavista que tinha os melhores números na carreira
ler agoraLateral-direito utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (13) para se retratar
ler agora