Everton Ribeiro reforça confiança em Paulo Sousa - CenárioMT
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoracarregando notícias...
Clube foi fundado em 2008 e alterou alcunha para ser mais identificado com a região
O São Paulo estreia na Copa Sul-Americana diante de um “adolescente”. O Ayacucho, adversário desta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Lima, foi fundado somente em 2008 e ainda dá os primeiros passos em nível continental. A primeira participação em um torneio sul-americano, inclusive, se relaciona diretamente ao Tricolor do Morumbi.
Ainda sob a alcunha de Inti Gas Deportes, nome de fundação e que carregou até janeiro de 2015, o Ayacucho estreou em competições internacionais na Copa Sul-Americana de 2012. Naquele ano, o Tricolor, com o goleiro Rogério Ceni e a até então revelação Lucas Moura, se sagrou campeão pela primeira vez da competição.
Dez anos depois da estreia dos peruanos e da conquista são-paulina, os dois clubes se enfrentam pela primeira rodada do Grupo D.
Diante de uma das equipes mais vitoriosas do continente, o Ayacucho briga para se consolidar e conquistar, na quarta participação na Sul-Americana, a primeira vitória da história contra um estrangeiro em torneio internacional.
As lembranças recentes, contudo, são ruins. No ano passado, a equipe encarou o Grêmio pela segunda fase da Libertadores. A goleada de 6 a 1 sofrida em Porto Alegre, no duelo de ida, sepultou as chances de o Ayacucho aparecer na fase de grupos do torneio.
A dura queda afastou o jovem clube peruano da principal competição do continente. Entretanto, um oitavo lugar na pontuação geral da Liga Peruana assegurou o retorno para um torneio sul-americano. O sorteio, contudo, colocou justamente o tricampeão da América do Sul pela frente.
Mudança de nome
Fundado em agosto de 2008 e batizado como Inti Gas, nome da empresa do dono do clube, o Ayacucho rapidamente ascendeu no futebol peruano.
Logo na estreia na segunda divisão, a equipe conseguiu o acesso para a elite e chamou a atenção pelo resultado contra os três grandes do país.
Invicto em cinco partidas como mandante diante de Alianza Lima, Universitario e Sporting Cristal, o Ayacucho se tornou o único clube da história a alcançar este feito no primeiro ano dentro da elite.
Após a consolidação na primeira divisão e com três classificações seguidas para a Sul-Americana (2012, 2013 e 2014), Rolando Bellido, que comprou o clube em 2013, anunciou a mudança de nome. Saiu o Club Inti Gas Deportes Ayacucho e entrou o Ayacucho Fútbol Club.
O novo presidente quis a mudança para provocar uma aproximação maior da equipe da comunidade. Ayacucho é uma cidade de pouco mais de 200 mil habitantes localizada no centro sul do Peru, famosa pelas peças de artesanato e arte popular.
Apesar da aproximação com a cidade, o Ayacucho vai mandar o jogo contra o São Paulo na cidade de Lima, por logística de televisão. A capital peruana fica a mais de 500 km da casa do rival tricolor.
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoraA cena ocorreu dentro do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina, onde River Plate e Fortaleza se enfrentaram pela segunda rodada da Copa Libertadores
ler agoraCom coincidências que vão além da nacionalidade, técnicos têm estatísticas quase idênticas nos 17 primeiros jogos do Fla Depois do 2021 traumático, o Flamengo foi até a Europa buscar seu novo treinador para a temporada de 2022: o português Paulo Sousa. Apesar…
ler agoraAtacante chega em definitivo, e jornalistas que acompanharam o brasileiro em Portugal exaltam qualidades do principal jogador do Boavista que tinha os melhores números na carreira
ler agoraLateral-direito utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (13) para se retratar
ler agora