Everton Ribeiro reforça confiança em Paulo Sousa - CenárioMT
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoracarregando notícias...
Verdão vê jovens perderem espaço e só o volante se garantir como titular; Tricolor faz movimento contrário e conta com crescimento de revelações pelo título do Paulista
Há um ano, quando Palmeiras e São Paulo decidiam o Paulistão de 2021, o Verdão tinha vários garotos badalados, que haviam sido fundamentais no título da Libertadores meses antes.
Hoje as duas equipes estão novamente na decisão da competição, mas o cenário mudou. Enquanto o São Paulo aposta em muitos jovens como Pablo Maia, Diego Costa, Rodrigo Nestor, entre outros, o Palmeiras conta com apenas um garoto vivendo grande momento: o volante Danilo.
O único "cria" titular
Na derrota por 3 a 1 no jogo de ida, no Morumbi, ele ficou fora por conta de lesão na coxa. Com isso, o Palmeiras não teve nenhum jogador revelado pelo clube como titular. Hoje, Danilo é o único entre as "Crias da Academia", como são conhecidos, com lugar garantido na equipe. Virou ídolo dos torcedores e desejado por clubes europeus.
Após serem fundamentais na conquista da Libertadores de 2020, Gabriel Menino e Patrick de Paula caíram de produção e perderam lugar no time. A chegada de reforços mais experientes e o desempenho ruim em campo fizeram a dupla sumir sob comando de Abel Ferreira.
Tanto que Patrick já foi vendido ao Botafogo, e Menino fez apenas quatro jogos na atual temporada, sendo dois como titular.
Dos outros garotos que brilharam, sobretudo em 2020, ninguém além de Danilo conseguiu se firmar. Wesley e Gabriel Veron hoje são apenas opções de banco e entram no decorrer das partidas. O zagueiro Renan, titular na final do Paulista do ano passado, está sendo emprestado ao Bragantino.
Garotos de Cotia em alta
Desde que construiu o CT de Cotia para as categorias de base, quase 20 anos atrás, o São Paulo teve os jovens formados em casa com lugar guardado em seu time principal. Nesse período, revelou várias atletas e arrecadou milhões com a venda dos direitos.
No começo desta temporada, porém, havia um sinal de que esse espaço aos garotos poderia encolher.
Depois de um final de 2021 muito ruim, sob uma inédita ameaça de rebaixamento até a penúltima rodada do Brasileiro, o técnico Rogério Ceni e o coordenador Muricy Ramalho cobraram reforços da diretoria, que pretendia fazer investimentos apenas modestos.
Sei novos jogadores chegaram: Jandrei, Rafinha, Andrés Colorado, Patrick, Nikão e Alisson. As primeiras impressões eram de que nomes como Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Gabriel Sara pudessem ser desalojados.
Ficou apenas na impressão. Desde a primeira rodada, com a decisão de Rogério Ceni de fazer um rodízio de atletas no Paulista, os garotos conquistaram lugar e colocaram alguns reforços no banco.
Gabriel Sara, que está lesionado, e Rodrigo Nestor foram mantidos no time e cresceram. Diego Costa, que enfrentava resistência da torcida, tomou o lugar do veterano Miranda na zaga. Igor Gomes, outro jogador sempre na mira das arquibancadas, superou as vaias com a confiança do treinador. Welington desbancou Reinaldo na lateral.
Além desses, ainda surgiu Pablo Maia. Capitão do São Paulo na Copinha, em janeiro, errou no lance que gerou o gol do Palmeiras nas semifinais da competição. Foi chamado para treinar no time principal e deu a volta por cima.
Rapidamente se tornou titular para formar uma dupla com Nestor no meio de campo e ocupar o lugar de principal revelação do Paulistão.
No próximo domingo, no Allianz Parque, no jogo que definirá o campeão estadual, o São Paulo deve entrar em campo com cinco jogadores da base: Diego Costa, Welington, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Igor Gomes – Sara, com uma lesão no tornozelo, dificilmente terá condições de ir a campo.
Com a vantagem de 3 a 1 obtida no jogo de ida, o Tricolor pode perder por até um gol de diferença para ser campeão. O Palmeiras precisa vencer por três para levar o título no tempo normal, ou dois para levar a decisão aos pênaltis.
Meia foi eleito o melhor jogador da partida e marcou dois dos três gols do Fla.
ler agoraA cena ocorreu dentro do Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina, onde River Plate e Fortaleza se enfrentaram pela segunda rodada da Copa Libertadores
ler agoraCom coincidências que vão além da nacionalidade, técnicos têm estatísticas quase idênticas nos 17 primeiros jogos do Fla Depois do 2021 traumático, o Flamengo foi até a Europa buscar seu novo treinador para a temporada de 2022: o português Paulo Sousa. Apesar…
ler agoraAtacante chega em definitivo, e jornalistas que acompanharam o brasileiro em Portugal exaltam qualidades do principal jogador do Boavista que tinha os melhores números na carreira
ler agoraLateral-direito utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (13) para se retratar
ler agora